O PRÊMIO

Projeto

O PRÊMIO NACIONAL DÓLMÃ foi idealizado pelo Gerente de Projetos e presidente do Grupo Conforto Gastronômico, Geraldo Guerra Junior, em junho de 2013.

A ideia surgiu após um estudo de mercado que identificou a existência de uma demanda reprimida a respeito de um modelo de premiação que, em um único momento, envolvesse profissionais de cozinha de todos os estados brasileiros.

A Gastronomia que vem se destacando como uma das áreas que mais crescem, juntamente com o turismo, é um assunto presente em todas as manifestações sociais, culturais e artísticas.

O Prêmio Nacional Dólmã é a reafirmação, o reconhecimento e a valorização do trabalho e da dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para o aquecimento da economia brasileira.

“A gastronomia brasileira com as suas cores, sabores, profissionais, estudantes, empresas, consumidores e admiradores é um dos grandes braços da sustentação e desenvolvimento da economia do nosso país. A fase empírica foi substituída pela fase profissional.

As experiências na busca e aprimoramento dos pratos no que diz respeito ao sabor, apresentação e degustação são baseadas em verdadeiras pesquisas científicas. O engajamento dos profissionais de outras áreas só tende a ampliar e multiplicar o alcance dos esforços dos profissionais de cozinha e das empresas gastronômicas.

É impensável um desenvolvimento isolado com poucos protagonistas, pois a riqueza cultura e histórica da gastronomia brasileira não permite que poucos se destaquem.

A evidência de uma nova visão está se concretizando e permitindo que a gastronomia de todos os estados brasileiros se mostre se apresente e no mesmo instante se una. Todos os envolvidos fazem parte do GIGANTE MUNDO GASTRONÔMICO BRASILEIRO e merecem o devido reconhecimento”

Geraldo Guerra Junior

Plataforma de Comunicação

O projeto Prêmio DÓLMÃ foi desenvolvido na plataforma do Facebook, por se tratar de uma das redes sociais mais movimentadas da internet e por possuir a capacidade de feedback imediato. O Facebook possibilitou ao projeto uma ampla divulgação, adesão e reconhecimento da classe dos profissionais, das empresas, dos consumidores e de toda a cadeia de fornecedores do setor. Além do FACEBOOK (www.facebook.com/premionacionaldolma), o projeto está presente no INSTRAGRAM (premiodolma), no TWITTER (@premiodolma) e na PÁGINA OFICIAL ("www.premiodolma.com.br).

Comissões

Para proporcionar credibilidade e transparência em todos os procedimentos e etapas do projeto, foram instituídas três comissões: Comissão Organizadora, Comissão de Pesquisa e a Comissão Julgadora..

Comissão Organizadora – É constituída pela equipe do projeto que é responsável por toda estrutura organizacional da premiação. A Comissão Organizadora é distribuída pelas seguintes Coordenações: Coordenação Geral; Coordenação Estrutural, Coordenação Gastronômica/artística; Coordenação de Pesquisa, Assessoria de Comunicação e Assessoria Jurídica.

Comissão de Pesquisa – É Coordenada por profissionais especializados em pesquisas e apoiados por gastrônomos, profissionais de comunicação e consumidores residentes nas cinco regiões brasileiras. A Comissão é responsável pela identificação dos Chefs aptos a concorrerem à premiação. Os membros desta comissão são selecionados a cada edição e atuam nos meses de outubro a dezembro do ano anterior.

Comissão Julgadora – É constituída por 10 profissionais multidisciplinares e residentes nas cinco regiões brasileiras. A Comissão é Coordenada por um presidente, eleito pelos demais, e tem a responsabilidade pela finalização do processo de escolha dos Chefs premiados. Os membros desta comissão são convidados a cada edição da premiação e atuam nos meses de janeiro a maio do mesmo ano.

Categoria das indicações

Levando em consideração que o Prêmio Dólmã é nacional, foi instituído duas categorias para a premiação: Categoria Estadual que premia 01 Chef por estado entre os 03 Chefs concorrentes e a Categoria Nacional que premia 01 Chef Nacional entre os 05 Chefs concorrentes.

Processo de indicações

A democracia é a principal diretriz no processo das indicações dos Chefs que concorrem ao Prêmio DÓLMÃ. As indicações acontecem por três vias: Comissão de Pesquisa, indicação popular (internautas) e Chefs premiados das edições anteriores.

Posts dos indicados

A partir das indicações, são publicados na página oficial do Prêmio Dólmã, no Facebook, os posts dos Chefs indicados que disputam as categorias Estadual e Nacional.

Votos dos internautas

Após a publicação dos posts, durante quatro meses (janeiro, fevereiro, março e abril) todos os Chefs indicados são submetidos ao voto popular dos internautas. A votação popular foi criada para a democratização do processo de escolha dos premiados e para auxiliar o julgamento pelos integrantes da Comissão Julgadora que é soberana nas decisões finais. A partir de 2015 a votação ocorra também através do sistema móbile.

Encontro de Chefs do Brasil - ENCHEFS

Na manhã que antecede a Cerimônia de Premiação é realizado com os Chefs premiados da atual e das anteriores edições o Encontro Nacional de Chefs do Brasil. A proposta do encontro é a socialização e a troca de experiências entre os Chefs brasileiros.

Na ocasião os Chefs indicados usam as vestimentas dólmã da premiação juntamente com os aventais com as bandeiras dos seus respectivos estados. Além do registro da foto oficial do encontro, há a participação em intervenções gastronômicas, oficinas, palestras e degustações - www.facebook.com/encontrodechefsdobrasil.

Cerimônia Oficial

A Cerimônia Oficial de premiação é a concretização de todas as atividades desenvolvidas no período desde as pesquisas, passando pelas indicações, pelas votações e até o resultado final. Em homenagem ao dia do cozinheiro comemorado no Brasil na data de 10 de maio, a Cerimônia do DÓLMÃ é realizada todos os anos na última semana do mês de maio. A Cerimônia foi criada e estruturada para ser, em cada estado onde é realizada, um sistema agregador, possibilitando o encontro e a troca de experiências da gastronomia dos estados brasileiros com as artes, a moda, a cultura e o profissionalismo local. Todos os Chefs indicados participam da Cerimônia e sabem do resultado da premiação quando os convidados de honra (profissionais, artistas e demais formadores de opinião) abrem os lacres dos envelopes e anunciam para todos os presentes os nomes dos Chefs premiados. (www.facebook.com/cerimoniadolma)

Estados Anfitriões

Por se tratar de uma premiação nacional que valoriza a história, a cultura, a artes e profissionalismo dos estados, a Cerimônia do Dólmã é anual e itinerante, ou seja, a cada ano é realizada em um estado brasileiro. O projeto foi estruturado para haver ineditismo durante os 27 anos em que, a cada ano, um estado brasileiro será o anfitrião. A escolha dos estados anfitriões é realizada durante o encontro anual do Comitê Permanente da Gastronomia Brasileira – CPGBR, órgão legítimo, político e apartidário (www.facebook.com/cpgbr). Na ocasião, representantes dos estados brasileiros defendem perante o Conselho de Chefs do CPGBR a importância da realização da premiação nos seus estados.

Padrinho / Madrinha

A cada edição é escolhido um Chef de cozinha para ser o Padrinho ou a Madrinha da premiação. O objetivo da honraria é valorizar os profissionais dos estados anfitriões. O Padrinho ou a Madrinha é considerado(a) o(a) é responsável, juntamente com a Comissão Organizadora, pela relação dos convidados, escolha do local e divulgação.

Estatueta

Aos moldes da premiação do Cinema Mundial, foi desenvolvido pelo artista plástico mineiro, Léo Santana, a estatueta DÓLMÃ. Criador de inúmeras esculturas no Brasil e no exterior, a exemplo da estatua do escritor Carlos Drummond de Andrade, que se encontra na charmosa e famosa praia de Copacabana no Rio de Janeiro, o artista plástico, que é uma das grandes referencias das artes brasileiras, contribuiu, ao criar a estatueta DÓLMÃ, para o engrandecimento da premiação e para a conexão da gastronomia com as artes plásticas.

Campanha Social

Como atividade social o projeto Prêmio Nacional Dólmã adotou a Campanha Leucemia Zero no Brasil. A referida campanha tem como objetivo conscientizar os brasileiros da importância do cadastro nacional para a doação de medula óssea.

O objetivo do Prêmio Dólmã ao adotar a campanha é estimular todos os envolvidos com a gastronomia brasileira para conhecer, participar e difundir uma ação social que vem salvando milhares de vidas em nosso país e no mundo.

Página oficial da campanha no Facebook: www.facebook.com/leucemiazeronobrasiloficial

Patrocinadores e apoiadores

O Prêmio Nacional Dólmã é a mais nova oportunidade publicitária para as marcas que desejam agregar valor perante um grande público de profissionais formadores de opinião e consumidores brasileiros. A visibilidade das nossas postagens nas redes sociais e em nosso site oficial alcança a credibilidade necessária para que os investidores publicitários do projeto aumentem suas vendas e estreitem a relação com o seu público alvo.

A contrapartida de cada edição é minuciosamente estudada e pesquisada para que haja o maior retorno possível para os investidores publicitários. A abrangência geográfica das contrapartidas do projeto é de alcance nacional e estadual, dependendo das cotas que os investidores publicitários estiverem dispostos a investir, mas independente de qualquer que seja a escolha das cotas, há uma grande visibilidade para todos que apostarem em um projeto ousado, consolidado e profissional.